A carta que vou publicar de seguida (as imagens foram seleccionadas por mim), cujo remetente é o Comité Português para a UNICEF, chegou à casa dos meus avós esta semana. Publico-a porque acredito que se todos ajudarmos nesta causa, juntos podemos fazer a diferença.
Exmos. Senhores,
Vimos partilhar convosco a nossa enorme preocupação com uma das principais ameaças à vida das crianças mais pobres e desprotegidas do mundo: a desidratação diarreica, que mata anualmente perto de 2 milhões de crianças.
A acentuada perda de fluidos vitais característica das doenças diarreicas evolui rapidamente, com consequências trágicas para as crianças, se não for rapidamente tratada. A normal vivacidade da criança desaparece, não consegue comer, a pele depressa perde elasticidade e o olhar torna-se mortiço…
Porém, existe um tratamento simples e de baixo custo que pode salvar a vida de uma criança afectada por esta doença tão comum nos países em desenvolvimento: os Sais de Reidratação Oral (SRO) – uma simples mistura de sais minerais e açúcar dissolvida em água pura. Além de ser fácil de administrar em casa, normalmente bastam apenas cinco saquetas iguais à que lhe enviamos para a criança recuperar. E cada saqueta custa 0.05 Euros!
Há mais de 20 anos que a UNICEF se esforça por distribuir e promover a utilização dos Sais de Reidratação Oral. Ao longo das últimas décadas conseguimos chegar a milhões de crianças, e ajudar a reduzir para metade as mortes causadas pela desidratação. Mas, a falta de água em condições, a subnutrição e, como se isso não bastasse, as catástrofes naturais ou as guerras, são uma ameaça grave para as crianças dos países mais pobres.
Embora os SRO salvem a vida de 4.500 crianças por dia, nas próximas 24 horas a desidratação será responsável pela morte de 4.900 crianças. É uma perda de vidas humanas inaceitável quando existe uma solução simples, eficaz, e acessível!
A sua ajuda pode salvar muitas vidas!
É urgente fazer chegar os SRO ao maior número de famílias possível. Mas isso não basta. É igualmente necessário explicar aos pais como funciona o tratamento e o modo como a doença pode ser evitada. São etapas que queremos percorrer, mas para as quais precisamos uma vez mais da sua ajuda.
Durante o ano de 2007, a UNICEF distribuiu 35 milhões de saquetas SRO. Poucos são os avanços da medicina do século XX com um tão grande potencial para salvar vidas, num curto espaço de tempo e com um custo tão reduzido.
Um donativo de 35€ permite à UNICEF fornecer Sais de Reidratação Oral suficientes para tratar 140 crianças.
Graças à generosidade dos nossos apoiantes, mais de 1.6 milhões de crianças têm sido salvas anualmente. Mas são ainda tantas as crianças que não podem beneficiar deste tratamento!
A sua ajuda pode fazer toda a diferença. Envie-nos hoje mesmo o seu donativo. Qualquer que seja o seu montante, o seu contributo pode ajudar a salvar a vida de uma ou mais crianças.
Muito obrigada por participar nesta luta pela vida das crianças.
PS: A UNICEF não recebe fundos das Nações Unidas. É financiada exclusivamente por donativos de cidadãos, governos, associações e empresas, por isso é que o seu donativo é tão importante para a realização dos nossos projectos para a infância do mundo.
Comité Português para a UNICEF
Av. Ant. Augusto Aguiar, 56 – 3º Esq. – 1069-115 Lisboa
Telefone: 21 317 75 00 – Fax: 21 354 79 13 – E-mail: donativos@unicef.pt